Nosso Propósito
“É TRABALHAR PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA SUSTENTÁVEL DAS PESSOAS”

segunda-feira, 25 de abril de 2011

ORTODONTIA - ESTÉTICA E SAÚDE

Dentes saudáveis e um sorriso cativante são o nosso melhor cartão de visita. Aproximam as pessoas, vencem preconceitos, estimulam o diálogo.
A ortodontia pode melhorar muito seu sorriso, deixando-o mais alegre e seguro.
Mas, vai além disso, algumas vezes, dores de cabeça, dores faciais, dores nas costas estalos nas regiões dos ouvidos, limites na abertura da boca, são sintomas de problemas ortodônticos.
Um tratamento adequado poderá lhe dar as duas coisas: um belo sorriso e melhor qualidade de vida.

Texto extraído de panfleto publicitário do CENTRO ORTODÔNTICO DO BRASIL.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Breve histórico da Esterilização por Autoclaves




     O uso do vapor como agente esterilizante é uma prática comum mesmo antes dos primeiros estudos de microbiologia comprovar sua eficácia. Os registros mais antigos do uso do vapor para a conservação de alimentos foram feitos no século XVI, mas foi, a partir de século XIX, que tal técnica difundiu-se para a esterilização de artigos, materiais, alimentos, etc. A mais famosa autoclave utilizada até os dias atuais talvez seja aquela que leva o nome do seu idealizador, o físico e biólogo Charles Chamberland (1851-1908). Neste tipo de esterilizador, uma fonte de calor na base do dispositivo gera a energia necessária para vaporização da água em seu interior e, à medida que o vapor vai sendo gerado, a mistura ar-vapor que surge vai sendo retirada por uma válvula mecânica na parte superior do recipiente, até que se obtenha o máximo de vapor saturado, a uma dada temperatura e pressão, de acordo com a lei dos gases ideais. A partir deste ponto inicia-se a contagem de tempo de exposição e, ao término deste, descarrega-se o vapor da câmara e retira-se o material.
     Este sistema apresenta a conveniência da simplicidade aliada à eficácia de esterilização, mas é inadequado em processos que requeiram artigos secos, velocidade de processo ou grandes volumes.
    O avanço tecnológico e os novos desafios microbiológicos fizeram surgir, na primeira metade do século passado, equipamentos mais desenvolvidos, utilizando-se de bombas de vácuo para retirada do ar ao invés do sistema gravitacional e, com o advento dos sistemas transistorizados, o controle do sistema passou de eletromecânico a eletrônico analógico e, posteriormente, para eletrônico digital.
    Os esterilizadores modernos são, de fato, mais que um vaso de pressão com controle discreto o que os coloca na modalidade de máquina de média complexidade, demandando profissionais cada vez mais capacitados em sua operação e manutenção.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Os risco de pegar hepatite ao fazer as unhas sem os cuidados de esterilização

PARA QUE SERVE UMA AUTOCLAVE?


Autoclave é um aparelho utilizado para esterilizar instrumentos cirúrgicos, odontológicos e outros materiais através do calor húmido sob pressão e temperatura controladas.
Para ocorrer a esterilização é preciso atingir a pressão: 1 á 1,80atm, temperatura: 121 á 132ºC, o tempo varia de acordo com o tipo de equipamento.