Nosso Propósito
“É TRABALHAR PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA SUSTENTÁVEL DAS PESSOAS”

segunda-feira, 25 de junho de 2012

TRATAMENTO ORTO-CIRÚRGICO

O que é tratamento Orto-Cirúrgico?
É a combinação da ortodontia com a cirurgia. É uma forma de corrigir casos severos de maloclusão e de anormalidades entre os maxilares.
Quando o tratamento orto-cirúrgico é necessário?
O maxilar superior e o inferior são as bases nas quais os dentes estão alinhados. Quando os maxilares não estão corretamente relacionados entre si, a correção da mordida não poderá ser alcançada somente com o uso de aparelhos, principalmente no que diz respeito a pacientes adultos. O ortodontista, juntamente com o cirurgião buco-maxilo-facial, terá então que planejar o tratamento tendo em vista uma futura intervenção cirúrgica.
Para realizar um tratamento orto-cirúrgico, o paciente inicialmente usa aparelhos fixos com o objetivo de alinhar e nivelar corretamente os dentes. Após esta fase inicial ter sido concluída o paciente é submetido à cirurgia e retorna ao ortodontista para a finalização do tratamento.
O que é necessário para iniciar um Tratamento Ortodôntico?
Na primeira visita ao consultório o paciente será examinado clinicamente. Informações importantes são obtidas, tais como, hábitos orais, traumas sobre os dentes, doenças, tratamentos hormonais e uso de medicamentos.
Além disso, nesta consulta o ortodontista será capaz de orientar quanto às opções de tratamento disponíveis, sobre quando o tratamento deverá começar, sobre o tempo de duração do tratamento e o custo aproximado do mesmo.
Para complementação das informações obtidas na 1ª consulta, o ortodontista solicitará a documentação ortodôntica, que inclui:
  • Modelos de gesso das arcadas dentárias
  • Radiografias e fotografias dos dentes e da face
Numa segunda visita do paciente ao consultório, após a realização da documentação ortodôntica, o ortodontista fará a exposição do diagnóstico e plano de tratamento, formulado a partir das informações obtidas na primeira consulta e também dos registros da documentação.
Após isto o tratamento poderá ser iniciado. No entanto, se for diagnosticado que o momento apropriado para iniciar o tratamento for mais adiante , o paciente fará visitas periódicas ao ortodontista, a critério deste, até o momento considerado ideal para o início.
Em quanto tempo é realizado um Tratamento Ortodôntico?
O tratamento ortodôntico usualmente envolve um período de 18 a 36 meses. Em alguns casos ele poderá terminar antes e em outros poderá levar mais tempo do que o previsto inicialmente para a finalização. O tempo total de tratamento depende da severidade da maloclusão original, do tipo de tratamento envolvido e da cooperação do paciente.

Fonte: http://www.sbo.org.br/duvidas

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Comissão da Odontologia Hospitalar se reúne para implantar Cirurgiões-Dentistas nos hospitais




A Comissão da Odontologia Hospitalar do CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul) esteve reunida nessa última segunda-feira, 7. Em pauta estiveram algumas ações para a implantação do Cirurgião-Dentista dentro do complexo hospitalar. “Para garantir saúde a população é preciso uma equipe multidisciplinar. Não adianta só o trabalho do médico. Com a atuação de um Cirurgião-Dentista o trabalho se torna mais eficaz e o resultado melhor”, explica o presidente do Conselho, Francisco Grilo. A Cirurgiã-Dentista, Regina Raffaele, que faz parte da Comissão implantou o serviço dentro do Exército brasileiro, em Campo Grande. A especialista afirma que uma infecção bucal pode além de alterar resultados dos exames, agravar o quadro clínico do paciente. “A boca é algo muito delicado e que deve receber atenção. Um problema com infecção pode até desencadear algumas patologias como a diabetes”, explica.
A presença de um Cirurgião-Dentista no Hospital ainda vai gerar uma economia. “Com um profissional da odontologia fazendo o acompanhamento do paciente, conseguimos reduzir o tempo de internação em cerca de três dias”, afirma a Cirurgiã-Dentista, Juliana Santiago Setti.
Fonte: www.croms.org.br